Pular para o conteúdo

TR10

Início » 5 Exercícios e atitudes criativas para inovar

5 Exercícios e atitudes criativas para inovar

Resolver ou encontrar o problema, aprimorar algo, inovar, mudar ou criar são processos que ficam mais ricos com uma abordagem criativa. Selecionei 5 exercícios e atitudes criativas que têm ajudado muito no meu dia-a-dia do Design de Varejo e que compartilho aqui com você. 

Simplicidade é a chave

Que tal resumir o problema em 10, 5, 3 palavras? Muitas vezes o problema está escondido em tantas explicações e palavras mil que você mal enxerga o verdadeiro desafio. Exercite sua capacidade de definí-lo como um esmero cirurgião, em pouquíssimas palavras. Você vai sentir o seu cérebro ferver buscando palavras, significados, metáforas e, principalmente, conexão. Esta técnica sempre me ajuda em reuniões com clientes e no processo de criação de soluções. 

Capture suas ideias

Se você tem uma ideia, seja rápido! Tome nota e não a deixe fugir. Jamais ouça àquela voz: “não precisa tomar nota agora. Você vai lembrar depois”. Erro! Tenha sempre o seu caderninho, bloco de notas, app, caneta ou lápis em mãos. Capture sua ideia!

Faça o caminho do cliente

Quanto mais você conhece a experiência do cliente, mais você pode identificar oportunidades de interação, de melhorias e até de novos produtos ou serviços a serem oferecidos. Quando penso em diversificar serviços ou realizar uma venda cruzada, um processo criativo que gosto muito de utilizar é traçar a jornada do cliente de cada tipo de serviço nosso, junto da minha sócia e Diretora de Novos Negócios da TR10, Camila. Para isso, além do conhecimento do processo de compra na sua empresa, você vai precisar de uma parede ou um quadro e post-its de cores diferentes. Escreva em um post-it bem grande as etapas da jornada e vá recheando cada uma, com tudo que acontece entre o cliente e o seu produto ou serviço. Não pare por ai. Chame a equipe e solicite que ela complemente, com mais detalhes. Com o quadro ou parede recheado de informações, pergunte-se: quais padrões existem nas etapas? Algo foram do comum? Por que alguns comportamentos ocorrem em uma etapa e em outras não? Como posso inovar nesta etapa? Certeza de que você terá ótimas respostas. 

Improvise

Calma. Não estou falando de jeitinhos. Improvisar requer um raciocínio criativo, ágil e perspicaz para criar soluções em um certo contexto, objetivo e uso de recursos. Um dos exercícios mais gostosos neste sentido é criar um belo jantar, com as poucas coisas que restaram do dia anterior. Ou tente repaginar a decoração de casa, com os mesmos móveis e objetos que lá já estão. Chegar a uma solução ou criar algo novo nem sempre requer investimento. Ative a sua criatividade!

Ouça a sua experiência pessoal

Quantas vezes você está no meio de um processo criativo e, quando surge uma ideia inspirada em algo que você já fez, torna-se alvo do “isso não dá certo” ou do “eu prefiro não falar, porque já foi feito”? Tenha em mente que tudo que você viveu foi em um contexto específico, com pessoas diferentes e até por objetivos distintos do que você vive agora. Não tenha medo de incluir no processo criativo as suas experiências, seu estilo e, especialmente, seu feeling. É do toque pessoal que surgem ideias incríveis. 

Converse com a gente!