Antes de qualquer processo de escolha há de se ter certeza dos valores do negócio. O nosso envolve prezar por relações transparentes e honestas, seja qual for o âmbito. A confiança tem um peso importantíssimo na escolha de parceiros e fornecedores.
O ditado “cada macaco no seu galho” se aplica muito bem ao empreendedor com visão de crescimento e aplica-se a nós. Completamos cinco anos e uma das decisões que foram cruciais para o seu crescimento foi a de ampliar a capacidade, a qualidade e a complexidade das entregas com a construção de uma rede altamente qualificada de parceiros e fornecedores.
Jamais delegamos a gestão, o relacionamento com o cliente, o acompanhamento das entregas e as formas de garantir a essência e o escopo do projeto. Esta atuação, a responsabilidade pelo projeto, é e sempre será 100% TR10. Portanto, escolher potencializar essa entrega passa por sermos cada vez melhores no que fazemos, aglutinando parceiros e fornecedores escolhidos a dedo para cada projeto.
Para nós, parceiros são profissionais ou empresas que, com seus serviços, nos auxiliam a entregar um produto final de acordo com as necessidades do cliente. Eles complementam nossos serviços. Há parceiros para projetos complementares (elétrica, hidráulica, ar condicionado, estrutura, combate a incêndio), parceiros para Design Estratégico, parceiro para Visual Merchandising, parceiros para Prospecção de Pontos Comerciais, parceiros para Execução de Obras, dentre outros.
Já o fornecedores são aqueles profissionais ou empresas que oferecem produtos ou serviços que irão auxiliar o cliente a tirar do papel aquilo que projetamos. Por exemplo: fornecedor de pisos e revestimentos, fornecedor de esquadrias, fornecedor de vidros, fornecedor de materiais de construção, pintor, pedreiro, gesseiro, marceneiro, etc.
Entre erros e acertos (felizmente, na maioria dos casos), chegamos a um modelo de seleção de parceiros e fornecedores que tem funcionado muito bem e que pode ser aplicado, com adequações, no seu negócio.
Antes de iniciar o processo de escolha, defina os seus critérios de seleção. Utilizamos os seguintes:
Para parceiros:
- expertise,
- zelo e cuidado com a entrega,
- disponibilidade,
- garantia e execução no prazo,
- capacidade técnica,
- foco na solução.
Para fornecedores, avaliamos os produtos em termos de:
- garantia,
- durabilidade,
- boa estética final,
- custo-benefício.
E, então:
#1 – Pesquise e busque avaliações
Indicações e a Internet são excelentes fontes de busca. Os parceiros e fornecedores provenientes de indicações são avaliados e, se cumprirem com os nossos critérios de qualidade, podem se tornar parte da nossa rede. Aos que buscamos na Internet, avaliamos previamente o website e todos os canais sociais que possam nos contar mais sobre seus serviços, produtos, referências de qualidade, avaliações e testemunhos de clientes. Alguém que peca com baixa qualidade de entrega raramente vai escapar na Internet.
#2 – Conheça o serviço ou o produto
Não há pesquisa na internet, referências e avaliações que substituam o “ver ao vivo”. Precisamos ver o que já foi feito ou como está sendo feito, com nossos próprios olhos. Só assim podemos assegurar aos nossos clientes a qualidade daquilo que estamos entregando ou indicando. Solicite uma apresentação, uma visita à obra ou à loja, um teste. Um bom parceiro ou fornecedor de qualidade terá o maior interesse em apresentar o que faz de melhor.
#3 – Selecione
No momento da escolha deixe o mais claro possível o escopo do projeto. Este é o momento que você pode avaliar duplamente se você fez a escolha certa. Preste atenção em como o parceiro ou fornecedor recebe o projeto e como pretende responder a ele. Antes mudar de ideia neste momento, do que ter o cliente insatisfeito com a entrega mais à frente.
#4 – Teste
Apesar de toda a busca e pré-seleção feita, recomendamos testar o trabalho dos novos parceiros e fornecedores, pelo menos, três vezes, com o objetivo de definir se farão parte em definitivo da rede ou não. Acreditamos que todo e qualquer relacionamento entre times, parceiros e fornecedores requerem tempo para serem afinados.
#5 – Avalie
Relembre os critérios de seleção e use-os para avaliar o parceiro ou fornecedor. É o momento de avaliar se a sua escolha está dentro dos padrões pré-determinados, além da qualidade e do custo-benefício. Para nós, é importante ter uma de rede parceiros e fornecedores para diferentes padrões financeiros, mas com qualidades condizentes.
Se você fez todos os passos, teve todo o cuidado do mundo na construção da sua rede de parceiros e fornecedores e, no final, recebeu do seu cliente aquele obrigado, com um sorriso enorme no rosto e a taça pronta para brindar com você o sucesso da entrega, parabéns! Você construiu muito bem a sua rede de parceiros e fornecedores.