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5 passos para construir uma rede de parceiros e de fornecedores de qualidade

Antes de qualquer processo de escolha há de se ter certeza dos valores do negócio. O nosso envolve prezar por relações transparentes e honestas, seja qual for o âmbito. A confiança tem um peso importantíssimo na escolha de parceiros e fornecedores.

O ditado “cada macaco no seu galho” se aplica muito bem ao empreendedor com visão de crescimento e aplica-se a nós. Completamos cinco anos e uma das decisões que foram cruciais para o seu crescimento foi a de ampliar a capacidade, a qualidade e a complexidade das entregas com a construção de uma rede altamente qualificada de parceiros e fornecedores. 

Jamais delegamos a gestão, o relacionamento com o cliente, o acompanhamento das entregas e as formas de garantir a essência e o escopo do projeto. Esta atuação, a responsabilidade pelo projeto, é e sempre será 100% TR10. Portanto, escolher potencializar essa entrega passa por sermos cada vez melhores no que fazemos, aglutinando parceiros e fornecedores escolhidos a dedo para cada projeto. 

Para nós, parceiros são profissionais ou empresas que, com seus serviços, nos auxiliam a entregar um produto final de acordo com as necessidades do cliente. Eles complementam nossos serviços. Há parceiros para projetos complementares (elétrica, hidráulica, ar condicionado, estrutura, combate a incêndio), parceiros para Design Estratégico, parceiro para Visual Merchandising, parceiros para Prospecção de Pontos Comerciais, parceiros para Execução de Obras,  dentre outros. 

Já o fornecedores são aqueles profissionais ou empresas que oferecem produtos ou serviços que irão auxiliar o cliente a tirar do papel aquilo que projetamos. Por exemplo: fornecedor de pisos e revestimentos, fornecedor de esquadrias, fornecedor de vidros, fornecedor de materiais de construção, pintor, pedreiro, gesseiro, marceneiro, etc. 

Entre erros e acertos (felizmente, na maioria dos casos), chegamos a um modelo de seleção de parceiros e fornecedores que tem funcionado muito bem e que pode ser aplicado, com adequações, no seu negócio. 

Antes de iniciar o processo de escolha, defina os seus critérios de seleção. Utilizamos os seguintes:

Para parceiros:

  • expertise, 
  • zelo e cuidado com a entrega,
  • disponibilidade,
  • garantia e execução no prazo, 
  • capacidade técnica,
  • foco na solução.

Para fornecedores, avaliamos os produtos em termos de:

  • garantia, 
  • durabilidade, 
  • boa estética final, 
  • custo-benefício.

E, então:

#1  – Pesquise e busque avaliações

Indicações e a Internet são excelentes fontes de busca. Os parceiros e fornecedores provenientes de indicações são avaliados e, se cumprirem com os nossos critérios de qualidade, podem se tornar parte da nossa rede. Aos que buscamos na Internet, avaliamos previamente o website e todos os canais sociais que possam nos contar mais sobre seus serviços, produtos, referências de qualidade, avaliações e testemunhos de clientes. Alguém que peca com baixa qualidade de entrega raramente vai escapar na Internet. 

#2 – Conheça o serviço ou o produto

Não há pesquisa na internet, referências e avaliações que substituam o “ver ao vivo”. Precisamos ver o que já foi feito ou como está sendo feito, com nossos próprios olhos. Só assim podemos assegurar aos nossos clientes a qualidade daquilo que estamos entregando ou indicando. Solicite uma apresentação, uma visita à obra ou à loja, um teste.  Um bom parceiro ou fornecedor de qualidade terá o maior interesse em apresentar o que faz de melhor. 

#3 – Selecione

No momento da escolha deixe o mais claro possível o escopo do projeto. Este é o momento que você pode avaliar duplamente se você fez a escolha certa. Preste atenção em como o parceiro ou fornecedor recebe o projeto e como pretende responder a ele. Antes mudar de ideia neste momento, do que ter o cliente insatisfeito com a entrega mais à frente. 

#4 – Teste

Apesar de toda a busca e pré-seleção feita, recomendamos testar o trabalho dos novos parceiros e fornecedores, pelo menos, três vezes, com o objetivo de definir se farão parte em definitivo da rede ou não. Acreditamos que todo e qualquer relacionamento entre times, parceiros e fornecedores requerem tempo para serem afinados. 

#5 – Avalie

Relembre os critérios de seleção e use-os para avaliar o parceiro ou fornecedor. É o momento de avaliar se a sua escolha está dentro dos padrões pré-determinados, além da qualidade e do custo-benefício. Para nós, é importante ter uma de rede parceiros e fornecedores para diferentes padrões financeiros, mas com qualidades condizentes.

Se você fez todos os passos, teve todo o cuidado do mundo na construção da sua rede de  parceiros e fornecedores e, no final, recebeu do seu cliente aquele obrigado, com um sorriso enorme no rosto e a taça pronta para brindar com você o sucesso da entrega, parabéns! Você construiu muito bem a sua rede de parceiros e fornecedores.