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5 passos para o melhor custo-benefício nas obras de expansão do seu negócio

  • Varejo

Sua rede de lojas está em expansão? Percebe que precisa de ajuda para se organizar e definir um posicionamento que seja mais forte e competitivo o suficiente para potencializar os investimentos? Tem como principal objetivo tornar o seu negócio cada vez maior e mais profissional? Esse post é para você!

Apesar de não ser nossa intenção esgotar aqui tudo que você precisa pensar e planejar no momento de expansão, trouxemos cinco preciosas dicas sobre uma das perspectivas que você precisar trabalhar, quando a expansão é o caminho que deseja percorrer: o custo-benefício das obras. 

Para se chegar ao melhor custo-benefício nas obras de expansão, há de se dar alguns passos anteriores e entender quais custos estão envolvidos neste estágio. Devemos pensar desde a locação ou aquisição do espaço, passar pelos aspectos legais e da construção civil, e chegar à infraestrutura necessária. Os custos da expansão (link para outro post) variam de acordo com o objetivo de negócio, com as dimensões do espaço e da localização.

Pausa. Se você ainda não está certo de que expandir é o melhor caminho ou mesmo não sabe se terá recursos suficientes para tal, vale buscar ajuda junto às instituições e profissionais especializados em expansão de redes do varejo. Afinal, é melhor ter uma segunda opinião sobre um passo tão importante para o seu negócio antes de investir nessa opção. Recomendo fortemente os consultores do Sebrae e a leitura de alguns materiais disponíveis online, que eu compartilho aqui: 

Continuando. Se você está certo de que expandir é o melhor caminho e está cercado de profissionais especializados em expansão de lojas e/ou franquias e de profissionais e empresas qualificadas para a implementação do projeto e da obra, bem-vindo aos cinco passos para o melhor custo-benefício nas obras de expansão.

#1 – Planeje de maneira consistente e detalhada

O plano de expansão é mandatório. Se você não está convencido em dedicar mais tempo na etapa de planejamento, pense que fazê-lo evitará possíveis dores de cabeça e perda de dinheiro. Não se deixe apaixonar pelo futuro ponto da sua loja sem saber, por exemplo, se ele é viável tecnicamente para o seu tipo de negócio. Considere planejar a estrutura, a elétrica, a hidráulica, os equipamentos de segurança, a marcenaria, a decoração, as legalidades, como alvarás e licenças, além do levantamento cadastral do imóvel para não gerar retrabalhos e perder materiais e tempo de obra. Se fazer um plano de expansão não for o seu forte, há empresas especializadas que podem ajudá-lo e que desenvolvem o planejamento de obras junto com um diagnóstico de viabilidade da construção, estimativas de custos, prazos, profissionais e equipamentos necessários para todas as etapas da obra. Planejar é essencial para uma expansão de sucesso.

#2 – Faça um bom levantamento cadastral do ponto escolhido

Imagine o que pode acontecer se todos os projetos forem executados baseados em informações imprecisas ou equivocadas. Podemos averiguar antecipadamente que não há espaço externo para a instalação das condensadoras de ar condicionado, antevendo que há a necessidade de uma estrutura auxiliar para posicioná-las. Com a medição correta do espaço asseguramos as quantidades reais necessárias de revestimentos, por exemplo, evitando compras em excesso ou até a escassez de material durante a obra, que poderá impactar em seu prazo final. O levantamento cadastral é essencial para catalogarmos todas as especificações do espaço. Evite o “eu acho”, quando você pode ter certezas. Você ganhará em custos e em prazo de execução. 

#3 – Contrate profissionais especializados (projeto e obra)

Nosso principal objetivo com este post é falar de custo-benefício. E para sermos bem sucedidos contratação de profissionais especializados é uma decisão primordial. Portanto, opte por procurar profissionais e escritórios recomendados, avalie os portfolios, converse com empreendedores que já contrataram estes tipos de serviços, avalie a metodologia de trabalho e seus projetos concluídos. Lembre-se que um investimento inicial maior, em profissionais altamente capacitados, pode significar em uma redução no custo total deste processo de expansão. 

#4 – Tenha fornecedores homologados para compra em escala

Parcerias com fornecedores geram redução de custos. Por se tratar de uma expansão da rede (mesmo que pequena), os fornecedores entendem que as compras serão feitas em grandes quantidades, o que facilita na hora da negociação dos valores dos materiais. Por exemplo: o seu projeto de expansão prevê uma determinada cor de tinta que será aplicada em 80% do espaço nas suas lojas. Através das negociações de valores com fornecedores, podemos homologar aqueles que, pensando na expansão da rede, chegaram a preços mais enxutos.

#5 Tenha um profissional  que acompanhe e gerencie a obra

Você tem muito a ganhar com um profissional dedicado ao acompanhamento e gerenciamento da sua obra. As principais vantagens estão no controle de materiais (evitando desperdícios e até furtos), nos prazos (seguindo o cronograma estipulado no planejamento) e consequentemente no custo total da obra. O olhar técnico deste profissional também permite a verificação da qualidade dos serviços em tempo real, evitando retrabalhos e consequentemente gastos não previstos.

Dar um passo em direção ao crescimento do seu negócio requer muita dedicação. Sabemos que há outros muitos passos a se dar para a concretização da expansão. E, dentre eles, todos concordamos que o preferível será o de melhor custo-benefício. 

Sucesso!