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Como criar uma experiência de compra imersiva através da arquitetura de varejo na moda? A gente te fala!

  • Notícias

Neste momento, você tem algo muito valioso nas mãos. 

Com amplo avanço e um mercado internacional que cresce cerca de 11,4% ao ano, o setor da moda tem expectativa de faturamento de US$ 1 trilhão em 2025, segundo dados da EXAME. Vem entender como impulsionar a sua rede através da arquitetura e uma experiência imersiva bem aplicada.

Aqui você vai encontrar:

O que é uma experiência imersiva de compras e como a arquitetura pode ajudar nisso?

Sensação X Consumo. Como ganhar o cliente.

Pense na sua loja favorita de roupas, sapatos, acessórios, enfim! Esqueça, por um breve instante, do seu negócio e da sua operação. Vamos focar na sua loja favorita. Focou? Agora faça uma lista mental das características que fazem você ser cliente de lá e do porque você continua sendo fiel a ela… 

É esse objetivo que queremos alcançar!

O que é uma experiência imersiva de compras e como a arquitetura pode ajudar nisso?

A experiência imersiva consiste em criar um ambiente que envolve e cativa totalmente os clientes, indo além da tradicional natureza transacional das compras. E isso, no mundo da moda, é imprescindível porque falamos sobre projetar o espaço físico de forma a estimular os sentidos, evocar emoções e criar uma experiência memorável e personalizada. Neste caso, a arquitetura desempenha um papel crucial na formação do ambiente, estética e funcionalidade. Vamos explicar alguns elementos-chave e estratégias que contribuem para esse tipo de experiência:

Layout da loja e design espacial

Aqui eles devem ser cuidadosamente planejados para orientar os clientes em uma jornada. Isso pode incluir posicionamento estratégico de mercadorias, zonas interativas e áreas experimentais. A arquitetura considera fatores como fluxo de tráfego, linhas de visão e pontos focais para criar uma experiência perfeita e envolvente.

Elementos sensoriais

Incorporar elementos sensoriais como a iluminação, som, aroma e texturas cria uma atmosfera imersiva. O design de iluminação pode destacar produtos e criar um clima desejado. Música apropriada ou sons ambientes aprimoram a experiência geral. Marcas de perfume ou fragrâncias exclusivas podem criar conexões emocionais. A seleção criteriosa de materiais e texturas pode evocar uma resposta tátil.

Merchandising visual: 

Aqui deve-se considerar a hierarquia visual, esquemas de cores e posicionamento do produto para aprimorar o apelo estético e chamar a atenção para itens específicos. O uso criativo de sinalização, gráficos e displays digitais enriquece ainda mais a experiência de compra.

Brand Storytelling

A arquitetura da sua rede pode ser projetada para refletir e comunicar a identidade e a história da marca. Com o uso de elementos arquitetônicos, materiais e design temático, o espaço torna-se uma representação física dos valores, herança ou estilo de vida. Essa narrativa coesa promove uma conexão mais profunda entre o cliente e a marca.

Experiência do consumidor X Consumo. Como ganhar o cliente.

As emoções desempenham um papel importante na formação do comportamento do consumidor e na tomada de decisão. Sentir emoções positivas impacta significativamente na percepção de produtos/serviços e influencia suas decisões. 

Por exemplo: sensações positivas criam conexão e apego a um espaço. Quando os clientes se sentem confortáveis, bem-vindos e emocionalmente engajados, é mais provável que fiquem mais tempo, explorem as ofertas e desenvolvam uma atitude favorável em relação aos produtos ou serviços oferecidos.

Isso também implica na percepção que o consumidor tem sobre o seu produto. Um ambiente agradável pode criar uma percepção de maior qualidade, exclusividade e atenção aos detalhes. Isso aumenta a disposição dos clientes para pagar um preço premium ou ver a compra como um investimento que vale a pena.

Um ambiente bem projetado e convidativo também pode sinalizar profissionalismo, confiabilidade e uma abordagem centrada no cliente. Os clientes são mais propensos a confiar nas ofertas quando sentem emoções. Quando os clientes se sentem bem com sua experiência de compra, é mais provável que percebam o encontro como bem-sucedido, agradável e gratificante. 

Vamos integrar esses elementos e promover experiências de compras imersivas, uma jornada memorável, emocionalmente ressonante e agradável através do rollout? Acesse aqui e saiba mais!

Referências:

O futuro da moda no Brasil. Exame, 2022. Disponível em: https://exame.com/colunistas/bora-varejo/o-futuro-da-moda-no-brasil/