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Cool Hunting: descubra o que está por trás e à frente do consumo

A disciplina surgiu na área de Marketing nos anos 90 e tem contribuído para fundamentar e complementar estudos de mercado, orientar o branding, a propaganda e a “desvendar” o que está por trás do consumo varejista.

A conversa sobre as disciplinas essenciais para o desenvolvimento de um bom Design de Varejo continua neste post. Já falamos sobre o branding e de seus desdobramentos, o naming e o logotipo e, neste post, chegamos ao Cool Hunting. 

O que é a técnica de Cool Hunting, como se aplica ao Design de Varejo e por que é importante para o varejista aplicá-la como ferramenta de entendimento do que está por trás e à frente do seu mercado consumidor, são os pontos de conversa desse post. Vem com a gente!

O QUE É COOL HUNTING? 

Seu conceito se resume na observação das pessoas e dos ambientes em que circulam, especialmente em um contexto que podemos identificar: o que consomem, como e o porquê. O Cool Hunting é uma ferramenta que procura trazer respostas sobre o que está por trás do consumo e, assim, abrir caminhos para o entendimento e identificação das tendências de mercado.

PRINCIPAIS ATIVIDADES

Entender um sintoma de consumo mais rápido do que o concorrente é para muitas marcas fator de sobrevivência. O Cool Hunting como ferramenta de pesquisa de mercado e, portanto, do diagnóstico a ser utilizado como insumo do planejamento de design de varejo, pode trazer descobertas que favorecem o posicionamento competitivo da marca. Do que podemos descobrir com o Cool Hunting estão:

  • Entender os movimentos – cíclicos ou não – de comportamento da sociedade;
  • Refletir sobre a cultura e o valor das ações locais, regionais e globais;
  • Identificar motivações e comportamentos emergentes gerando inovação;
  • Antecipar mudanças de atitude de consumo;
  • Responder às mudanças do mercado com maior assertividade.

AONDE SE APLICA

As descobertas do Cool Hunting podem levar a marca a: 

  • identificar um nicho de consumo;
  • justificar a repaginação da marca;
  • orientar o desenvolvimento de novos espaços de compra;
  • identificar produtos e serviços complementares;
  • criar novos produtos e serviços mais aderentes ao nicho de consumo.

A RELAÇÃO DO COOL HUNTING COM AS TENDÊNCIAS DE VAREJO

Mais do que descrever mudanças no comportamento dos consumidores, o objetivo do Cool Hunter, profissional especializado na técnica, é entender os acontecimentos que explicam tais mudanças, além de identificar fenômenos de caráter passageiro ou duradouro. É fundamental para todo varejista ter seu investimento de médio e longo prazos orientados pela longevidade das tendências. O Cool Hunting, como ferramenta aplicada ao entendimento do consumo, traz dados valiosos para a estratégica varejista. 

POR QUE EU, LOJISTA, PRECISO ENTENDER DISSO? 

O Design de Varejo é uma prática multidisciplinar que sofre influências diretas dos cenários econômico, tecnológico, político e natural. As movimentações nessas perspectivas trazem mudanças no comportamento social e nos hábitos de consumo. E, se há mudança no comportamento do shopper, há impacto no projeto do ponto de venda. 

Até o próximo post da série Design de Varejo!