A disciplina surgiu na área de Marketing nos anos 90 e tem contribuído para fundamentar e complementar estudos de mercado, orientar o branding, a propaganda e a “desvendar” o que está por trás do consumo varejista.
A conversa sobre as disciplinas essenciais para o desenvolvimento de um bom Design de Varejo continua neste post. Já falamos sobre o branding e de seus desdobramentos, o naming e o logotipo e, neste post, chegamos ao Cool Hunting.
O que é a técnica de Cool Hunting, como se aplica ao Design de Varejo e por que é importante para o varejista aplicá-la como ferramenta de entendimento do que está por trás e à frente do seu mercado consumidor, são os pontos de conversa desse post. Vem com a gente!
O QUE É COOL HUNTING?
Seu conceito se resume na observação das pessoas e dos ambientes em que circulam, especialmente em um contexto que podemos identificar: o que consomem, como e o porquê. O Cool Hunting é uma ferramenta que procura trazer respostas sobre o que está por trás do consumo e, assim, abrir caminhos para o entendimento e identificação das tendências de mercado.
PRINCIPAIS ATIVIDADES
Entender um sintoma de consumo mais rápido do que o concorrente é para muitas marcas fator de sobrevivência. O Cool Hunting como ferramenta de pesquisa de mercado e, portanto, do diagnóstico a ser utilizado como insumo do planejamento de design de varejo, pode trazer descobertas que favorecem o posicionamento competitivo da marca. Do que podemos descobrir com o Cool Hunting estão:
- Entender os movimentos – cíclicos ou não – de comportamento da sociedade;
- Refletir sobre a cultura e o valor das ações locais, regionais e globais;
- Identificar motivações e comportamentos emergentes gerando inovação;
- Antecipar mudanças de atitude de consumo;
- Responder às mudanças do mercado com maior assertividade.
AONDE SE APLICA
As descobertas do Cool Hunting podem levar a marca a:
- identificar um nicho de consumo;
- justificar a repaginação da marca;
- orientar o desenvolvimento de novos espaços de compra;
- identificar produtos e serviços complementares;
- criar novos produtos e serviços mais aderentes ao nicho de consumo.
A RELAÇÃO DO COOL HUNTING COM AS TENDÊNCIAS DE VAREJO
Mais do que descrever mudanças no comportamento dos consumidores, o objetivo do Cool Hunter, profissional especializado na técnica, é entender os acontecimentos que explicam tais mudanças, além de identificar fenômenos de caráter passageiro ou duradouro. É fundamental para todo varejista ter seu investimento de médio e longo prazos orientados pela longevidade das tendências. O Cool Hunting, como ferramenta aplicada ao entendimento do consumo, traz dados valiosos para a estratégica varejista.
POR QUE EU, LOJISTA, PRECISO ENTENDER DISSO?
O Design de Varejo é uma prática multidisciplinar que sofre influências diretas dos cenários econômico, tecnológico, político e natural. As movimentações nessas perspectivas trazem mudanças no comportamento social e nos hábitos de consumo. E, se há mudança no comportamento do shopper, há impacto no projeto do ponto de venda.
Até o próximo post da série Design de Varejo!