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Destaque-se. A importância do naming, do logotipo e da identidade visual para a competitividade no varejo

Num mercado de forte concorrência como o brasileiro, para grandes e pequenas marcas, em especial, um bom nome (naming), o logotipo e a identidade visual são fundamentais para que possam se destacar.

Imagine uma marca de roupas íntimas femininas, voltada para mulheres de 25 a 40 anos, modernas e descoladas, que prega pela valorização do corpo da mulher e está embasada pelos pilares da igualdade de gênero, do empoderamento feminino e da liberdade em vestir o que, quando e onde quiser. Ao pular a etapa de branding, o dono do negócio resolve atribuir o seu nome, Carlos, ao nome da marca. Temos, assim, a “Carlos – Moda íntima Feminina”, com um logo que delineia uma mulher de lingerie à beira da pia, lavando louça, utilizando-se de cores e elementos em escalas de cinza, com tipografia rebuscada. 

Apesar do caso fictício, ele retrata muitos outros verídicos no varejo. Sabe-se que o pequeno varejista mata um leão por dia e que o cenário atual não tem sido de grande ajuda. Duas realidades que tornam o processo de Design do Varejo e todas as suas atividades ainda mais que essenciais, em um precioso dispositivo de competitividade. 

A conversa sobre estas disciplinas essenciais, que constroem um bom Design de Varejo, começou com o nosso post sobre branding. Seguimos, aqui neste post, com as atividades de naming, logotipo e identidade visual, como a etapa seguinte ao branding no processo de criação do Design de Varejo. 

Passemos primeiramente pelos conceitos:

Naming 

Refere-se à criação de nomes de marcas, produtos e serviços traduzindo sua essência, princípios, posicionamento e valores. O nome precisa comunicar o posicionamento, as ideias e os objetivos da marca. Deve ser fácil de pronunciar e de memorizar. É fundamental que ele desperte emoção positiva no público-alvo e que seja consistente permitindo que o consumidor entenda de maneira mais rápida as funcionalidades e atributos da empresa para, assim, se familiarizar e interagir com a marca.

Logotipo

É o resultado da representação visual e gráfica que identifica uma marca ou uma empresa. O logotipo tem o objetivo de diferenciar uma marca dos seus concorrentes criando uma ligação com os consumidores e potenciais consumidores. Deve trazer significado para o consumidor, enquanto carrega referências da marca. Para isso, a criatividade é essencial. Cores, formas e letras introduzidas no logotipo devem ser cuidadosamente ponderados.

Identidade Visual

É o conjunto de elementos formais que representa visualmente , de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, nas tipografias, nos grafismos e nos outros componentes que reforçam o conceito a ser comunicado através dessa imagem.

Nesse momento da leitura, se você é varejista, vale uma breve parada para reflexão. 

  • O seu nome comunica seu posicionamento e conversa com o seu consumidor?
  • O seu logotipo representa os seus valores e objetivos, além de conectar com as necessidades do seu consumidor?
  • A sua identidade visual existe, simboliza a sua marca, reforça a lembrança e está aplicada com padrões claros em todos os seus materiais? (não vale responder sim para a existência da identidade visual, se você possui apenas o logotipo aplicado. Uma identidade visual precisa de uma série de elementos visuais para ser reconhecido como tal.)

Se você respondeu sim às perguntas anteriores, ótimo. Do ponto de vista do Design de Varejo há uma boa probabilidade de você se destacar no seu segmento de consumo. Se você respondeu não ou não estou certo, deixamos aqui bons motivos para você repensar a sua marca e considerar trabalhar melhor o nome, o logotipo e a identidade visual.

  • há profissionais e escritórios especializados na criação de nomes, logotipos e identidade visuais para o varejo. O trabalho deles é criar algo que o seu consumidor vai sempre lembrar. E ser lembrado hoje, entre as milhares de ofertas na Internet, é um grande diferencial. 
  • dentre todos os cuidados com o PDV, o de passar para o consumidor o sentido da marca e deixá-lo mais próximo e estimulado para a compra é primordial. Esta atmosfera torna-se quase impossível de ser obtida sem uma identidade visual previamente pensada e desenvolvida. 
  • todo e qualquer desenvolvimento de conceito de loja precisa ser baseado nas definições de nome, logotipo e identidade visual. Começar pela construção da loja, sem ter passado por essas etapas pode significar investimento dobrado ou até perdido. 

Acreditamos mesmo no Design do Varejo como um componente estratégico de competitividade. Até o próximo post!