Pular para o conteúdo

TR10

Início » Deu Zica! A força de Heloisa não estava somente nos cabelos

Deu Zica! A força de Heloisa não estava somente nos cabelos

“Determinação, foco e paixão. Essa é a tríade de ensinamentos que este livro deixou marcado na minha memória. Por mais essencial que seja ter o dinheiro para investir em algum projeto, ter garra, determinação e acreditar que o que você oferece é o melhor, é o que fará que o seu negócio dê certo”

Beleza Natural é daquele tipo de livro instigante e obrigatório para toda mulher que quer empreender nos negócios, na carreira e na vida. Ele inspira determinação, coragem e garra. Aliás, são atitudes que a Heloísa Assis, autora do livro, tem de sobra. É ela quem nos conta a sua trajetória de superação, repleta de preconceitos, sejam pela cor, tipo de cabelo e classe social, que felizmente culmina em um negócio bem sucedido, o Instituto Beleza Natural.

No mês em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, sugerir o livro que conta a história da Zica Assis, que representa milhares de brasileiras, em condições financeiras, sociais e em sonhos, é uma forma de incentivar outras mulheres a acreditarem nas suas ideias, investir nos seus objetivos e mostrar que a perseverança e a força nos levam a alcançar nossas metas.   

O livro apresenta a trajetória da Zica desde a época em que trabalhava como babá e alisava os cabelos com chapinha para receber um tratamento minimamente digno na sociedade brasileira. Jovem na década de 90, começou a achar descabida a ideia de alisar os cabelos como demanda social e resolveu procurar soluções para tê-los saudáveis e ao natural. 

Nem é preciso lembrar que é difícil guardar dinheiro no Brasil quando se tem um salário razoável. Imagine para a Zica que trabalhava como empregada doméstica e babá. Esta mulher, porém, não aguardou alguém mudar a sua realidade. Ela foi protagonista da própria mudança. Criou e testou uma fórmula para cuidar de cabelos encaracolados e acreditou nela. Tratou de convencer o marido a vender o fusquinha que era usado como táxi, único sustento da família na época, e investiu os R$4.300 nos seu primeiro salão de beleza no Rio de Janeiro. 

Os percalços de Zica, os aprendizados e as vitórias até a consolidação do Beleza Natural, hoje, com quase 120 lojas no país e uma em Nova Iorque, são contados de uma forma direta e envolvente. A cada passagem do livro você se identifica, torce por essa mulher incrível e se emociona a cada conquista. 

Determinação, foco e paixão. Essa é a tríade de ensinamentos que este livro deixou marcado na minha memória. Por mais essencial que seja ter o dinheiro para investir em algum projeto, ter garra, determinação e acreditar que o que você oferece é o melhor, é o que fará que o seu negócio dê certo. E, principalmente, o que a conduzirá para o sucesso, mesmo com os obstáculos financeiros e sociais. Afinal, desistir não é uma palavra que faz parte da luta diária da empreendedora. 

Um viva às Zicas do nosso Brasil! Boa leitura. 

Saiba mais sobre o Instituto Beleza Natural. http://www.belezanatural.com.br/quem-somos