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Entenda o Design de Varejo em 7 etapas

Estamos grávidos de um ponto de venda! E o processo de gravidez tem nome: Retail Design, o Design de Varejo que, se bem conduzido pode gerar uma bela loja, um ponto com o qual muitos querem se relacionar. Analogias à parte, acreditamos que um ponto de venda traz vantagens significativas quando é implementado seguindo o processo do Retail Design em sua totalidade. Cada etapa tem uma função e é parte essencial do quebra-cabeças que é criar um ponto atraente e que converse com o seu consumidor.

Venha conhecer os sete passos de desenvolvimento do Design de Varejo, sob uma perspectiva de “dar a luz” ao projeto. 

PASSO 1: ESTAMOS GRÁVIDOS! 

Branding, Naming, Identidade Visual

Vamos ser pais! Que lindo, um bebê a caminho. Será que vai ser menino ou menina? Como vai se chamar? Vai ser mais parecido com o pai ou a mãe? Essas perguntas são uma tentativa de entender quem vai ser a criança. 

É bem parecido quando falamos de um projeto. Essa fase representa todas as perguntas e respostas que dizem respeito a uma marca, quando é o momento da criação de nome, do logotipo, das cores, da definição de público-alvo e de como a marca quer ser vista pelo mercado.

PASSO 2: OS EXAMES PRÉ-NATAIS 

Pesquisa de Mercado, Comportamento do Consumidor/Neurociência, Cool Hunting e Pesquisa de Tendências

Durante a gravidez a mulher deve realizar alguns exames para acompanhar o desenvolvimento do bebê e a sua saúde. É o que fazemos também quando a nossa marca está se desenvolvendo na cabeça (e não na barriga. rsrs) dos empreendedores.

Bom, esta é a fase de pesquisas e embasamento para que o conceito de marca e posteriormente do ponto de venda possam ser desenvolvidos. Ele precisa estar de acordo com as promessas e valores da marca, ser atual e conversar com as necessidades do público-alvo.

PASSO 3: A GESTAÇÃO 

Marketing Estratégico, Visual Merchandising, Desenvolvimento de conceito (Store design), Desenvolvimento de manuais e cadernos técnicos, Definição e homologação de fornecedores

A gestação é um processo impressionante. O desenvolvimento é gradual e, pouco a pouco, o embrião se transforma em um bebê. É mesmo similar ao desenvolvimento de um projeto. Vários assuntos paralelos se reúnem até ganharem uma identidade. 

Esta etapa representa o início do desenvolvimento do conceito do ponto de venda. O marketing auxilia na definição do mix de produtos, precificação e comunicação. Em conjunto, o visual merchandising auxilia na escolha da melhor exposição para cada produto a ser comercializado, influenciando no layout da loja. 

PASSO 4: O QUARTO DO BEBÊ

Prospecção de Pontos (Real Estate), Estudo de Viabilidade Técnica e Legal, Levantamento Cadastral. 

Como podemos aproveitar o quarto? Será melhor escolher o mais próximo do banheiro? Construir uma suite, talvez? São muitas escolhas que fazem parte desse processo e não é diferente quando desenvolvemos o “quarto” do nosso produto.  

O primeiro passo desta fase é encontrar um ponto comercial para implantar a loja. Com a escolha do ponto bem embasada, avaliamos a viabilidade do local escolhido. Precisamos saber se ele é pertinente e suficiente para a infraestrutura necessária definida no conceito, assim como se sua reforma para o uso pretendido será aprovada pelos órgãos competentes locais.

PASSO 5: READEQUAÇÃO DA CASA

Replicação do conceito (rollout), Gerenciamento de projetos complementares, Compatibilização de projetos

Com o ponto definido, aplica-se o conceito sobre aquela área. O quarto do bebê ganha uma identidade própria e que vai inspirar algumas adequações na casa. Há sempre algo a se ajustar além do quarto. Todos os passos anteriores a este são importantes a cada ponto de venda escolhido, pois garantem consistência conceitual e de identidade de marca ao espaço. Os projetos complementares dão ao ponto a infraestrutura, segurança e refinamento necessários.

PASSO 6: O NASCIMENTO 

Obra (visitas e apoio), Produção e montagem de loja

É isso: temos um bebê (ou um projeto?) no colo, chorando e precisando de toda nossa atenção e carinho. 

Essa é a hora em que o projeto vira realidade, ou seja, que começamos a obra. Enquanto um parceiro nosso realiza, nós fazemos visitas periódicas e auxiliamos no que for preciso para que a execução seja o mais fiel possível em relação ao projeto e, consequentemente, ao conceito.

PASSO 7: É HORA DE EDUCAR

Capacitação de equipe, Desenvolvimento de uniformes e embalagens

Da mesma maneira que formamos um filho, formamos também toda a equipe que atuará no ponto de venda. Estas pessoas fazem parte da marca e dão vida à experiência de compra. Esta etapa diz respeito ao treinamento dos colaboradores. Os ensinamentos podem até mudar em relação aos filhos, mas a ideia é a mesma: treinar para que atinjam seu máximo potencial. 

Você se identificou em alguma das fases do projeto-filho? Venha conversar com a gente. Podemos te ajudar nessa jornada.