Pular para o conteúdo

TR10

Início » Entre os livros, os números e o desafio de gestão

Entre os livros, os números e o desafio de gestão

  • Gestão

Para uma pessoa de natureza introvertida, confesso que a promessa de “como fazer uma ótima apresentação” parece bem mais fácil nos livros. Nada que não possa, porém, ser exercitado e aprendido.

Desde que iniciei o MBA em Finanças e Controladoria na FGV, minha marca de ler um livro por semana, desde o colegial, ficou comprometida. Sei que é por uma ótima causa. O MBA tem sido uma experiência incrível e redirecionou meu hábito de leitura para um outro contexto, o das ferramentas de gestão. 

Chego para a jornada dos meus 30 anos com mais de 400 livros lidos, uma consolidada empresa de arquitetura em crescimento, e um MBA em curso, que tem ampliado, e muito, minhas perspectivas. Sou fundadora e diretora de Finanças e Controladoria da TR10 Arquitetura e Retail Design, em sociedade com a Camila Maeda e o Cezar Tente. 

Enquanto componho o trio com minha competência em analisar, compreender e gerir números, a Camila e o Cezar, arquitetos, utilizam a criatividade para desenvolver soluções para os nossos clientes. No meu caso, tenho que usar da criatividade analítica para que os números “falem” da saúde da empresa, da viabilidade de crescimento e da sustentabilidade financeira. 

Importante: os números não falam. Eles têm que ser apresentados. Portanto, um dos pontos que tenho trabalhado em mim, como competência de gestão, é a minha capacidade de comunicação, principalmente, a expositiva. Para uma pessoa de natureza introvertida, confesso que a promessa  de “como fazer uma ótima apresentação” parece bem mais fácil nos livros. Nada que não possa, porém, ser exercitado e aprendido.

Encontrei alguns caminhos e ferramentas que têm me ajudado muito nesse aprendizado e que podem, também, ajudar outros profissionais e empreendedores, de natureza mais discreta, introvertida e quieta, que procuram desenvolver suas habilidades de comunicação e de gestão. 

– Design Thinking: queremos pensar nas pessoas, proporcionar experiências e impactar positivamente suas vidas. Nesta cultura voltada ao cliente, encontrei no Design Thinking uma forma diferente de planejar e roteirizar meus projetos, sempre buscando soluções inovadoras para os problemas do dia-a-dia.

– Consultoria: considero um apoio extraordinário e imprescindível às pequenas e médias empresas. Ao compartilhar seus desafios, objetivos e projetos com um profissional experiente e capacitado, além de adquirir mais fluência verbal, ganha-se um olhar diferente sobre o seu negócio. Fizemos uma consultoria com o Sebrae e foi sensacional. Considero um marco nosso momento de aprendizado com esta consultoria do Sebrae. Recomendo fortemente.

– Coleção de livros da FGV: as publicações da Fundação Getúlio Vargas, incluídas na bibliografia do meu MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria, têm me proporcionado um aprendizado mais direcionado às finanças aplicadas à gestão. Os livros tem uma abordagem direta e muito prática. Dentre os títulos que recomendo estão: Matemática Financeira, Gestão Estratégica e Gestão Contábil Financeira, da FGV Management.