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Gerenciamento de projetos: centralizar ou descentralizar?

Ao prospectar uma rede, sempre tenho em mãos a gama de serviços que oferecemos, desde os menos aos mais complexos. Entretanto, o que realmente brilha os olhos do cliente é perceber na minha oferta a possibilidade de resolver boa parte dos seus problemas, como um único ponto gerenciador. 

É verdade. Por mais que seja importante apresentar cada serviço do Design de Varejo, há sempre o desejo do cliente perceber a nossa capacidade de gestão. Já que, no fundo, se o cliente quer e o dinheiro der, ele deseja que tudo seja resolvido por especialistas, em um único lugar. Desejo inteligente este, pois tempo é dinheiro. Com um único ponto de gerenciamento da maior parte do serviços de expansão de canais, o cliente otimiza seu tempo de atuação e passa mesmo a coordenar mais processos, falando com apenas uma pessoa/empresa. 

As vantagens em ser o único ponto focal no processo de expansão de redes varejistas ou na criação do primeiro ponto comercial para um empresário, passam pela qualidade e produtividade das entregas. Leia-se: possível minimização de custos. E se estendem a:

Mais eficiência no rollout: a partir do estudo dos padrões das marcas de forma multidisciplinar, é possível sugerir técnica e práticas que tornam o rollout mais eficiente.

Comunicação mais dinâmica: ao centralizar a comunicação e o fluxo de informações, é possível minimizar os ruídos e otimizar o nosso e o tempo do cliente.

Maior agilidade: se houver necessidade de mudanças ou ajustes qualitativos, ganha-se velocidade quando um ponto gestor ativa e realinha os demais envolvidos no projeto.

Apesar de todas as vantagens listadas com a unificação do gerenciamento, fico sempre atenta e sensível quanto ao conforto e pré-disposição do cliente em dirigir o projeto, a partir de um único ponto. É muito importante perceber o perfil do seu cliente neste aspecto. Há profissionais que preferem estar muito próximos de cada detalhe do processo ou que precisam de mais tempo para construir uma relação de confiança com você e com o seu time. Neste caso, respeite e formate o melhor modelo de trabalho para ele. 

Bons negócios!

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