Pular para o conteúdo

TR10

Início » Iluminação no varejo! Os projetos que estão no nosso spotlight

Iluminação no varejo! Os projetos que estão no nosso spotlight

A iluminação afeta diretamente as reações humanas ao ambiente. Os olhos são programados para seguir a luz e transmitir o recado ao cérebro, de acordo com a sua intensidade. Contrastes, sombras, neon, focais, o tipo de iluminação provoca estímulos e emoções diferentes.  

Uma recente pesquisa com 350 participantes, aplicada pela Kellog School, investigou a relação entre a iluminação e o seu impacto nas decisões íntimas. Sabe aquele bolo de chocolate, com calda, recheio e tudo? Essa delícia, se inserida a meia sombra, provoca uma reação de desejo e de permissão do proibido. É o ambiente perfeito para a pessoa se deliciar, sem parecer em evidência. A sombra instiga e acolhe. Em contrapartida, a iluminação forte e direta deixam as pessoas mais inclinadas a agirem mais rapidamente, sem conectar com emoções mais íntimas.

A luz alimenta o humor e as vendas. A iluminação adequada melhora o ambiente da compra, dá vida à identidade da loja e estimula os sentidos do consumidor para se conectar com a marca e seus produtos. Ela os puxa para dentro e os guia no storytelling do espaço. Um ponto comercial com a iluminação certa melhora a sua lucratividade. 

A verdade é que quando há luz, há ação. Direcione, agora, o seu olhar para esses cinco pontos de venda, com iluminação que faz o olhar do cliente dançar no ritmo da marca. 

Jackalope Hotel

Este hotel de luxo, no meio de uma vinícola Australiana, área famosa pela produção de Pinot Noirs, traz um projeto de iluminação incrível, pensada para criar um efeito sobrenatural e a experiência de que seus hóspedes estão entrando em um mundo de alquimistas. Em cada ambiente, a luz exerce um papel fundamental no storytelling do conceito e na interação do cliente com o ambiente. Segundo os arquitetos responsáveis pelo projeto, o escritório Australiano Carr Design Group, o objetivo foi criar uma sensação eclética, experimental e contemporânea, em detalhes que formam algo verdadeiramente único e raro.

Fonte: dezeen.com

Capri Store

O ambiente moderno e clean da loja Capri, em Saint Barths, Miami, é o perfeito exemplo de equilíbrio na combinação da iluminação que transmite leveza, objetividade e sofisticação. O projeto é do arquiteto italiano Paolo Guiachi, que trouxe uma visibilidade inteligente aos produtos de cor branca e neutras, com delicadeza e charme.

Fonte: Retail Design Blog

1Rebel Boutique Gym

“Work hard. Play hard”. Muita energia e urbanidade no projeto arquitetônico do Studio C102 para o 1Rebel Boutique Gym. Nesta academia estilo boutique de luxo, a luz aponta para quem é o protagonista do evento, o praticante. Seja quando é hora de se olhar no espelho, fazer 45 minutos de spinning ou se trocar no vestiário, a iluminação nos conta que ele é o foco do show.  

Foto: Gareth Gardner

Masu Asian Bistro – Helsinki

Os três pisos do restaurante asiático na capital finlandesa ganharam, cada um, sua própria personalidade. O projeto do estúdio de design Visionary Design manteve a essência do antigo restaurante e criou um novo ambiente, onde a luz convida, instiga, acolhe e permite o deleite gastronômico. 

Dior – Miami Facada

Luxo, poder, glória e Dior. O projeto do escritório de arquitetura Barbaritobancel Architectes traz a imponência da marca de luxo, a elegância, o haute-couture, o refinamento, a tradição. A marca e a sua nobreza devem ser vistas de longe. A sua presença deve brilhar. Luz forte no letreiro e nos recortes do prédio, que demostram a arquitetura pensada e sofisticada. 

Foto: Alessandra Chemollo

Fale com a gente!