Pular para o conteúdo

TR10

Início » Nascemos, sobrevivemos, amadurecemos e cresce(re)mos

Nascemos, sobrevivemos, amadurecemos e cresce(re)mos

Se há algo que eu faria de diferente pela minha empresa nesses últimos cinco anos? Prefiro pensar no que quero fazer por ela nos próximos cinco e para o resto da sua vida. 🙂

Quando fechei os olhos para apagar as velas do bolo de aniversário de cinco anos da TR10, eu não sabia se prestava atenção no filme que passou na minha cabeça sobre a nossa jornada ou se tratava de seguir com a tradição e fazer um pedido. Resolvi, então, transportar o filme para este post e seguir com o pedido: continuar crescendo.

Foram cinco intensos anos. E que me fazem ter certeza de que são só o início das décadas que virão. É verdade que nem tudo pode ser medido e explicado pela cronologia. Gosto de usar o tempo como uma medida de comparação e de direcionamento de narrativa. Aqui, vou me apegar ao Chronos para contar o filme da TR10 nesses últimos cinco anos, sob a minha ótica. 

Ano 1 – não inauguramos. Surgimos. O 1º ano da TR10 foi um mix de vontades, incertezas, investimentos próprios e boas surpresas. A vontade dos três sócios em fazer o negócio dar certo superou a confusão inicial do “todos fazem tudo”, típica de uma pequena empresa em início de atividade. A vontade deu as mãos à sorte, abraçou a nossa boa reputação e nos trouxe, ainda no primeiro ano, um cliente de grande porte. 

Ano 2 – mal começamos o 2º ano e já vimos o retorno do investimento inicial. O volume de trabalho aumentou e crescemos a nossa equipe. O negócio parecia ter futuro mesmo. 

Ano 3 – conquistamos clientes de renome, enquanto eu pensava comigo (is this real?) e trabalhava bastante. Fomos também reconhecidos como escritório revelação por uma publicação especializada na nossa área. 

Ano 4 – iniciamos o ano apreensivos com todas as previsões de recessão e crise econômica. Era 2016 e o Brasil estava colocando os dedinhos na crise. Sabíamos que poderíamos ser impactados. Foi quando resolvemos dar um passo arrojado: estruturar para sermos mais competitivos durante a crise e, ao mesmo tempo, preparados para atender novos clientes assim que o mercado reagisse. Investimos em uma nova sede, com infraestutura melhor e maior. Como previsto, os clientes acabaram por retrair as suas demandas. A estratégia, porém, foi acertada: investir enquanto praticamente todos estavam retraindo. Com o final da crise, estaríamos um passo a frente. 

Ano 5 – estamos um passo a frente. Nova sede, com uma equipe mais forte e experiente, conseguimos nos organizar como ainda não havíamos nos primeiros quatro anos. Penso que estamos no início da maturidade. Estamos consistentes e melhor preparados para crescer. O nosso 5º ano marca o início de um novo ciclo. Ele inicia bem pensado e com um novo posicionamento de marca. A TR10 deixa de ser “arquitetos” e passa a ser um escritório especializado em Retail Design. 

Mal começou o 5º ano da TR10 e já há motivos de sobra para comemorar. E um dos motivos são os bons resultados do nosso movimento arrojado, no momento em que muitos preferiram não arriscar. 

Se há algo que eu faria de diferente pela minha empresa nesses últimos cinco anos? Prefiro pensar no que quero fazer por ela nos próximos cinco e para o resto da sua vida. 🙂

Créditos do filme TR10Ana Paula Gianasi e Camila Maeda, minhas sócias; família, amigos,  equipe, parceiros, fornecedores e clientes.