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O branding no Design de Varejo

Um branding bem feito resulta no conceito, na arquitetura e na comunicação de marca com o seu público muito mais assertivos. Além de aumentar a chance de atrair mais clientes e consequentemente o faturamento do negócio. Mas não é tábua de salvação.

Disciplina essencial no processo de Design de Varejo, o branding pode ser entendido como um conjunto de atividades que se destinam exclusivamente à gestão de uma marca, desde a sua concepção até a sua implementação. 

Antes de iniciar a nossa conversa sobre como o branding se relaciona com o design de varejo, vale pontuar: 

Branding não é logomarca ou logotipo

O branding é uma disciplina mais complexa e, talvez, mais adequado dizer que é um processo, em que muitos dos entregáveis são intangíveis. Como, por exemplo, pensar na imagem percebida da marca, seus atributos e como as pessoas a entendem e se relacionam com ela. Além de desenvolver ações e estímulos propositais que crie coerência, relevância e pertinência entre o negócio e o seu público. 

Branding não deve ser feito somente pelo designer

Pois trata-se de um processo estratégico e de negócios. Por isso, deve ser feito por uma equipe multidisciplinar, que inclua o designer. Deve contemplar profissionais de marketing, negócios e de gestão.

Um projeto ideal de Design de Varejo deve contemplar o branding no seu início. Aliás, investir no branding no momento da criação do negócio ou de um reposicionamento traz vantagens consideráveis para o empresário, como:

  • utilizar o processo para descobertas que podem suportar as decisões estratégicas do negócio;
  • apoiar o reconhecimento do seu contexto, competidores, consumidor, serviço ou produto;
  • identificar e criar um DNA verdadeiro da marca;
  • trazer clareza, coerência e consistência na relação da empresa com os seus públicos. 

O branding deve ser o pontapé inicial não só do design, mas do marketing de varejo. Seus resultados servirão de insumos aos próximos passos e etapas do Design de Varejo:

  • Naming, logotipia e identidade visual;
  • Pesquisas de mercado, coolhunting e pesquisa de tendências;
  • Plano estratégico de marketing;
  • Store concept design; 
  • Visual merchandising;
  • Manual de conceito e caderno técnico;
  • Produção e montagem de loja;
  • Capacitação e uniformização de equipe. 

As vantagens de se trabalhar o branding no design de varejo nos pequenos negócios:

  • Conquistar o público certo: um branding bem feito resulta na maior assertividade do conceito, da arquitetura e da comunicação de marca com o seu público. Além de aumentar a chance de atrair mais clientes e consequentemente o faturamento do negócio. 
  • Resultados mais rápidos: se você é dono de um pequeno negócio, vale saber que as marcas menores costumam se beneficiar mais rapidamente do trabalho de branding, pois os públicos externos e internos são menores. Já nas grandes empresas o processo costuma ser mais demorado e com investimentos maiores. 

 

Quando investir no branding 

Procure investir no branding como processo do Design de Varejo quando o seu negócio está em um momento confortável. Mexa no time enquanto ele está ganhando o jogo. Você só tem a beneficiar o seu negócio e:

  • descobrir oportunidades de crescimento e diversificação;
  • preparar um bom plano de franquia e de expansão;
  • reposicionar o seu negócio. 

Lembre-se que o branding, o Design de Varejo, o Marketing, a Arquitetura não são tábuas de salvação do seu negócio. Tente planejar da melhor maneira seus investimentos e decisões e esteja sempre apoiado de profissionais qualificados. 

O branding e as demais disciplinas que integram o Design do Varejo serão tema dos próximos posts aqui no Blog da TR10. Até o próximo!