Um branding bem feito resulta no conceito, na arquitetura e na comunicação de marca com o seu público muito mais assertivos. Além de aumentar a chance de atrair mais clientes e consequentemente o faturamento do negócio. Mas não é tábua de salvação.
Disciplina essencial no processo de Design de Varejo, o branding pode ser entendido como um conjunto de atividades que se destinam exclusivamente à gestão de uma marca, desde a sua concepção até a sua implementação.
Antes de iniciar a nossa conversa sobre como o branding se relaciona com o design de varejo, vale pontuar:
Branding não é logomarca ou logotipo
O branding é uma disciplina mais complexa e, talvez, mais adequado dizer que é um processo, em que muitos dos entregáveis são intangíveis. Como, por exemplo, pensar na imagem percebida da marca, seus atributos e como as pessoas a entendem e se relacionam com ela. Além de desenvolver ações e estímulos propositais que crie coerência, relevância e pertinência entre o negócio e o seu público.
Branding não deve ser feito somente pelo designer
Pois trata-se de um processo estratégico e de negócios. Por isso, deve ser feito por uma equipe multidisciplinar, que inclua o designer. Deve contemplar profissionais de marketing, negócios e de gestão.
Um projeto ideal de Design de Varejo deve contemplar o branding no seu início. Aliás, investir no branding no momento da criação do negócio ou de um reposicionamento traz vantagens consideráveis para o empresário, como:
- utilizar o processo para descobertas que podem suportar as decisões estratégicas do negócio;
- apoiar o reconhecimento do seu contexto, competidores, consumidor, serviço ou produto;
- identificar e criar um DNA verdadeiro da marca;
- trazer clareza, coerência e consistência na relação da empresa com os seus públicos.
O branding deve ser o pontapé inicial não só do design, mas do marketing de varejo. Seus resultados servirão de insumos aos próximos passos e etapas do Design de Varejo:
- Naming, logotipia e identidade visual;
- Pesquisas de mercado, coolhunting e pesquisa de tendências;
- Plano estratégico de marketing;
- Store concept design;
- Visual merchandising;
- Manual de conceito e caderno técnico;
- Produção e montagem de loja;
- Capacitação e uniformização de equipe.
As vantagens de se trabalhar o branding no design de varejo nos pequenos negócios:
- Conquistar o público certo: um branding bem feito resulta na maior assertividade do conceito, da arquitetura e da comunicação de marca com o seu público. Além de aumentar a chance de atrair mais clientes e consequentemente o faturamento do negócio.
- Resultados mais rápidos: se você é dono de um pequeno negócio, vale saber que as marcas menores costumam se beneficiar mais rapidamente do trabalho de branding, pois os públicos externos e internos são menores. Já nas grandes empresas o processo costuma ser mais demorado e com investimentos maiores.
Quando investir no branding
Procure investir no branding como processo do Design de Varejo quando o seu negócio está em um momento confortável. Mexa no time enquanto ele está ganhando o jogo. Você só tem a beneficiar o seu negócio e:
- descobrir oportunidades de crescimento e diversificação;
- preparar um bom plano de franquia e de expansão;
- reposicionar o seu negócio.
Lembre-se que o branding, o Design de Varejo, o Marketing, a Arquitetura não são tábuas de salvação do seu negócio. Tente planejar da melhor maneira seus investimentos e decisões e esteja sempre apoiado de profissionais qualificados.
O branding e as demais disciplinas que integram o Design do Varejo serão tema dos próximos posts aqui no Blog da TR10. Até o próximo!