A decisão por expandir sua rede de lojas ou abrir sua primeira merece um planejamento rigoroso do empreendedor e de alguns cuidados que nós tratamos no post “5 passos para o melhor custo-benefício nas obras de expansão do seu negócio”. Se a decisão está tomada, é hora de colocar na ponta do lápis os custos envolvidos na obra.
Vale lembrar que os custos para a implantação variam de acordo com o objetivo de negócio, com as dimensões do espaço e da localização. Numa perspectiva geral, os custos básicos que você deve considerar, quando decidir por abrir a primeira loja ou expandir são:
#1- Local
Valor da locação ou da compra do ponto comercial. Se o espaço estiver localizado em um prédio comercial, deve-se considerar condomínio e custos relacionados.
#2- Legalização
Alvarás, licenças e tramitações para aprovações de projeto. Todo projeto de arquitetura deve tramitar e ser aprovado pelos órgãos competentes. No caso de lojas em shopping centers, o projeto também precisa ser avaliado e aprovado pelo empreendimento.
#3- Construção
Mãos à obra! Os custos para dar vida ao seu projeto giram em torno da construção e demolição. Aqui entram os custos de toda a mão de obra e dos materiais envolvidos na execução da obra.
#4 -Infraestrutura
Os elementos que compõem internamente seu espaço também custam. Resumidamente, são alguns deles:
- elétrica: sistema de iluminação e sistemas auxiliares (telefonia, por exemplo);
- hidráulica: estrutura para sanitários, copa, cozinha, etc.;
- combate a incêndio: extintores, hidrantes, iluminação de emergência, alarme, etc.;
- ar condicionado: custos variáveis dependendo do sistema a ser utilizado;
- instalações a gás: sejam a gás natural ou glp (em botijões).
#5 -Finalização da obra
Está quase acabando! Essa etapa contempla os custos de fachadas e comunicação visual, marcenaria, acabamentos e decoração.
Se há custos mais críticos do que outros? Geralmente, os custos ligados à infraestrutura e a finalização de obra, tais como os de instalações, marcenaria, decoração e equipamentos de operação impactam o budget da obra e devem ser pensados numa perspectiva de escala, caso o objetivo do negócio seja a expansão.