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Por que é importante pensar na padronização da sua loja

  • Varejo

Padronização não é algo que esteja marcado na etiqueta de um produto. Trata-se de uma composição visual, sensorial e espacial que faz uma pessoa reconhecer algo ou uma marca em qualquer lugar do país ou do mundo. 

Quando o consumidor (público-alvo) entra num espaço bem pensado e padronizado de acordo com as diretrizes da marca, sua experiência de compra acaba sendo mais agradável, aumentando o seu tempo dentro do ponto de venda e o induzindo a voltar futuramente.

Padronização não é algo que esteja marcado na etiqueta de um produto. Trata-se de uma composição visual, sensorial e espacial que faz uma pessoa reconhecer algo ou uma marca em qualquer lugar do país ou do mundo. 

Numa perspectiva de varejo, pode-se dizer que a padronização bem sucedida é aquela que permite o consumidor perder a noção de onde está, em termos geográficos, mas ter a certeza de que está em um espaço da marca X. Tudo que o cliente olha e sente foi pensado para colocá-lo nesse “transe”. São detalhes macro, como a fachada da loja ou mínimos e essenciais, como:

  •  o tipo de piso, 
  • o forro, 
  • as cores, 
  • o revestimento das paredes, 
  • o aroma, 
  • a iluminação, 
  • a temperatura, 
  • a música, 
  • o mobiliário,
  • o mix e a disposição dos produtos,
  • aparência da equipe,
  • os uniformes,
  • as embalagens.

Todos esses elementos são pensados e definidos para que possam, em conjunto, passar ao consumidor uma sensação única que ele relacione diretamente com a marca daquele espaço, além de criar um ambiente que estimule a sua experiência de consumo. 

Quais os passos para a padronização da sua loja

Recomendamos iniciar o processo de padronização, após passar pelas etapas inicias do Design de Varejo. Os primeiros passos contemplam:

  • a elaboração do conceito do ponto de venda;
  • desenvolvimento do manual técnico, para que a padronização se dê em qualquer imóvel prospectado;
  • homologação de fornecedores, para garantir o uso dos mesmos materiais com a possibilidade de negociação de valores, com a compra em maior escala, nos momentos de expansão. 

As vantagens em investir na padronização da sua loja

Vale pensar que trabalhar na padronização da sua loja pode resultar em:

  • maior proximidade do seu consumidor e possibilidade de fidelização;
  • aumento do faturamento;
  • melhor custo-benefício das obras de expansão;
  • contribuição para o plano de franquia.

É uma decisão estratégica e inteligente definir as linhas de padronização, seja qual for o porte do negócio ou tamanho da sua ambição. E, se você pensa em expandir o seu negócio no varejo, a padronização se torna essencial.