Padronização não é algo que esteja marcado na etiqueta de um produto. Trata-se de uma composição visual, sensorial e espacial que faz uma pessoa reconhecer algo ou uma marca em qualquer lugar do país ou do mundo.
Quando o consumidor (público-alvo) entra num espaço bem pensado e padronizado de acordo com as diretrizes da marca, sua experiência de compra acaba sendo mais agradável, aumentando o seu tempo dentro do ponto de venda e o induzindo a voltar futuramente.
Padronização não é algo que esteja marcado na etiqueta de um produto. Trata-se de uma composição visual, sensorial e espacial que faz uma pessoa reconhecer algo ou uma marca em qualquer lugar do país ou do mundo.
Numa perspectiva de varejo, pode-se dizer que a padronização bem sucedida é aquela que permite o consumidor perder a noção de onde está, em termos geográficos, mas ter a certeza de que está em um espaço da marca X. Tudo que o cliente olha e sente foi pensado para colocá-lo nesse “transe”. São detalhes macro, como a fachada da loja ou mínimos e essenciais, como:
- o tipo de piso,
- o forro,
- as cores,
- o revestimento das paredes,
- o aroma,
- a iluminação,
- a temperatura,
- a música,
- o mobiliário,
- o mix e a disposição dos produtos,
- aparência da equipe,
- os uniformes,
- as embalagens.
Todos esses elementos são pensados e definidos para que possam, em conjunto, passar ao consumidor uma sensação única que ele relacione diretamente com a marca daquele espaço, além de criar um ambiente que estimule a sua experiência de consumo.
Quais os passos para a padronização da sua loja
Recomendamos iniciar o processo de padronização, após passar pelas etapas inicias do Design de Varejo. Os primeiros passos contemplam:
- a elaboração do conceito do ponto de venda;
- desenvolvimento do manual técnico, para que a padronização se dê em qualquer imóvel prospectado;
- homologação de fornecedores, para garantir o uso dos mesmos materiais com a possibilidade de negociação de valores, com a compra em maior escala, nos momentos de expansão.
As vantagens em investir na padronização da sua loja
Vale pensar que trabalhar na padronização da sua loja pode resultar em:
- maior proximidade do seu consumidor e possibilidade de fidelização;
- aumento do faturamento;
- melhor custo-benefício das obras de expansão;
- contribuição para o plano de franquia.
É uma decisão estratégica e inteligente definir as linhas de padronização, seja qual for o porte do negócio ou tamanho da sua ambição. E, se você pensa em expandir o seu negócio no varejo, a padronização se torna essencial.