A tradução mais simples de Retail Design é Design de Varejo. Contudo, neste post, trataremos do Retail Design como uma disciplina e uma prática mercadológica, de uma forma simples, para que vocês entendam e se familiarizem, cada vez mais, com este segmento que tanto amamos.
O que é o Retail Design
A arte de traduzir o DNA de uma marca, suas intenções de negócios e de conduzir o consumidor numa jornada de compra que deve se refletir numa experiência marcante, em especial, no seu ponto de venda, é o cerne do Retail Design.
Como prática, combina competências criativas e comerciais com técnicas de diferentes disciplinas e especialidades: arquitetura, store design, design de serviços, marketing, neurociência, pesquisa de mercado, Coolhunting, design estratégico, entre outras.
Onde habita
Como serviço prestado, o Retail Design é oferecido por escritórios e profissionais especializados na disciplina. Há websites como o Design Retail Online, que apresenta ótimos projetos internacionais de Design de Varejo, resultado do encontro de excelentes profissionais da área e da disposição de marcas que querem e fazem dos seus espaços uma experiência de compra singular.
Do que se alimenta
O Retail Design é abastecido da criatividade, da identidade da marca, da consistência e do cuidado pela experiência das pessoas no momento da compra. A dieta do Retail Design deve levar em consideração que a experiência de compra começa com um bom design e deve manter a consistência de estilo e de funcionalidade. A intenção é gerar uma sensação acolhedora, de conforto e segurança para que a jornada do consumidor nos espaços flua no passo projetado.
Com quem se relaciona
O Retail Design tem uma relação íntima com o branding e o visual merchandising. Sua relação com o branding consiste em pensar e conectar espaço, arquitetura e design de ponto de venda, com a promessa e a estratégia da marca. Já com o visual merchandising (estratégia de varejo que trabalha o ambiente do ponto de venda, criando identidade e personalidade por meio do design e da disposição dos produtos, motivando e influenciando as decisões de compra dos consumidores com a arte visual, seja escrita ou gráfica e com o branding), o Design de Varejo trabalha antes, durante e depois da concepção do projeto. Essa relação afinada entre Retail Design, branding e visual merchandising é fundamental para o sucesso do espaço.
O que mudou a vida do varejo com o Retail Design
A internet mudou a vida do varejo. Talvez, uma das mais impactantes mudanças das últimas décadas. Lojas, departamentos, milhares de produtos disponíveis para compra a um clique de distância. Uma jornada de compra que preza pela simplicidade e pelo mínimo de tempo despendido. Ao passo que as compras online seguem a linha da aquisição quase instantânea, em que o consumidor se sente atendido, mas pouco reconhecido e acolhido, abrem-se as portas para o momento presencial, para as experiências de vida.
É nesta perspectiva que o Retail Design tem também mudado a vida do varejo, criando ambientes que aproximam marcas e pessoas numa experiência a ser bem lembrada, com boas compras e gostinho de quero mais.