Pular para o conteúdo

TR10

Início » O mar do varejo – Seu negócio é o barco e você vai velejar mais rápido com essas dicas!

O mar do varejo – Seu negócio é o barco e você vai velejar mais rápido com essas dicas!

  • Notícias

Com uma marca consolidada e uma rede estruturada chegou a hora da expansão? 

Novos desafios estão por vir! 

O varejo é um mar abundante e cheio de oportunidades! A questão é quem chega mais longe e conquista as melhores ilhas, são aquelas que atraem pessoas do mundo todo e prosperam. Sua operação pode ser como uma dessas ilhas, mas, antes, precisamos dar as coordenadas certas! 

Aqui você vai encontrar:

O atual cenário do varejo

Os principais desafios do mercado de varejo

Como velejar mais e mais longe?

As 3 dicas de ouro para não se perder

Não adianta ter uma cadeia de suprimentos bem estabelecida sem a ajuda certa para expandir. O mercado de varejo é diretamente afetado pela sazonalidade e pelas mudanças do comportamento do consumidor, ou seja: é necessário viver em atenção compulsória em relação a essas mudanças para se destacar, guiar seus leads e gerar a lembrança da sua marca. E isso só é possível se você entender o real cenário deste mercado atualmente:

O atual cenário do varejo

O aumento do comércio on-line fez com que as pessoas precisassem recalcular a rota sobre o que é o papel de uma loja física. Muito mais do que um ponto de venda, agora, as lojas do varejo precisam promover, acima de tudo, a experiência do consumidor. Cada detalhe importa! A luz, o ambiente, o visual… entende? 

Independente do ponto de contato escolhido pelo consumidor, ele precisa ter uma jornada de consumo otimizada, prazerosa, segura e dinâmica. Ou seja, onde quer que a sua rede esteja, ela precisa levar a mesma experiência, desde o layout ao produto. 

Os principais desafios do mercado de varejo

O mercado de varejo é vasto, como já dissemos. Mas é concorrido. Em mercados maduros, o setor de varejo pode estar saturado com concorrentes estabelecidos, a competição intensa pode exigir estratégias inovadoras e propostas de valor únicas para se diferenciar e conquistar uma fatia. Podemos dizer que os desafios para estabelecer uma estratégia base e expandir com segurança são:

1 – Entender e se adaptar às mudanças nas preferências e no comportamento do consumidor. As demandas podem variar entre regiões e dados demográficos, exigindo a adaptação de preços, marketing e experiência do cliente para atender às necessidades específicas de seu público-alvo.

2 – A expansão para novas regiões ou países geralmente significa lidar com diferentes culturas, idiomas e ambientes regulatórios. As empresas precisam navegar e cumprir as leis, regulamentos e costumes locais. Adaptar-se às preferências do consumidor local e promover a experiência de varejo de acordo é essencial para ganhar aceitação e confiança.

3 – Garantir localizações físicas de varejo apropriadas pode ser um desafio, especialmente em áreas nobres ou mercados de alta demanda. Encontrar o equilíbrio certo entre custo, visibilidade, acessibilidade e alcance do mercado-alvo é crucial. 

Como velejar melhor e mais longe?

ESTRATÉGIA

DINAMISMO

APOIO DE ESPECIALISTAS EM ROLLOUT

Você deixaria uma pessoa à frente do leme do seu barco se ela não for especialista? Que tipo de experiência você daria aos seus convidados se, por um descuido, esse “profissional” encalhasse o barco? É a mesma coisa quando falamos sobre expandir operações. 

O rollout pede muita flexibilidade e adaptações. Os processos se transformam e podem surpreender negativamente quando não se tem um plano de ação para lidar com eles. É por isso que vamos deixar aqui três dicas de ouro para não se perder no mar do varejo:

As 3 dicas de ouro para não se perder

O planejamento é a maior prioridade 

O início do processo, incluindo um levantamento cadastral bem executado, mitiga a chance de aditivos e garante a previsibilidade orçamentária do projeto.

Invista em quem está com você no prazo!

Profissionais que compreendem a linguagem do varejo dinamizam etapas, geram eficiência na execução do projeto e reduzem custos.

Centralize o máximo de informações possíveis 

Uma equipe que cuida de todas as partes que integram o projeto tem o controle de fluxos para otimizar prazos e custos.

O mapa está na sua mão! Siga as coordenadas clicando aqui!